Estomaterapia - O que é?

A estomaterapia, desde 1980, é uma especialidade - pós-graduação latu sensu ou modalidade extensão - da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

 

Como se tornar um ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA? 

ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA deverá realizar especialização em Enfermagem em Estomaterapia em cursos com abrangência em todas as áreas da especialidade, reconhecidos pelos órgão nacionais de educação, pela SOBEST e credenciados pelo WCET.

A titulação visa oferecer ao enfermeiro pós-graduados em estomaterapiaa a oportunidade de receber um "selo" de qualidade.

 

ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA TiSOBEST

TiSOBEST é um título concedido, única e exclusivamente, pela SOBEST,  renovável a cada 6 anos,  cujas normas foram criadas pelo conselho científico e aprovadas em Assembléia Geral Ordinária.

A titulação visa oferecer ao enfermeiro estomaterapeuta a oportunidade de receber um "selo" de qualidade. 

São duas as etapas necessárias para a obtenção mesmo: 

- Primeira: realização de especialização em Enfermagem em Estomaterapia em cursos com abrangência em todas as áreas da especialidade, reconhecidos pela SOBEST e credenciados pelo WCET.  

- Segunda: aprovação no concurso de títulos (currrículo) e prova, realizado pela SOBEST. A aprovação poderá ocorrer somente com currículo, caso atenda a nota mínima necessária. Para aqueles que não possuem um currículo suficiente para obtenção de nota mínima, deverão ser submetidos a prova de conhecimento teórico nas áreas de estomias, feridas, incontinências para complementar.


Texto produzido por Beatriz Yamada e atualizado por Suely Thuler em novembro de 2009 de acordo com a  Assembléia Geral Ordinária de 25 de outubro de 2009.

Área do Associado