Sobest :: Associação Brasileira de Estomaterapia


Conselheira da Sobest fala da importância da Estomaterapia na carreira de Enfermagem

Nesta semana da Enfermagem, conversamos com a Enfermeira Estomaterapeuta Michele Brajão sobre carreira e a relevância da especialização. Michele é integrante do Conselho Fiscal da Sobest, coordenadora nacional do Serviço de Estomaterapia da Rede Amil e mestranda em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da USP.

 

Sobest: Qual a importância da Estomaterapia para sua carreira na Enfermagem?

Michele Brajão: Procurei a Especialidade pela necessidade de oferecer aos meus pacientes um trabalho de qualidade através da ampliação dos meus conhecimentos, alinhado ao meu objetivo, de agregar este conhecimento à minha prática. Um bom profissional precisa se aperfeiçoar constantemente, inclusive para aproveitar as oportunidades de crescimento dentro do mercado de trabalho. A Estomaterapia me faz buscar cada vez mais este aperfeiçoamento.

Sobest: Você coordena o Serviço de Estomaterapia de uma importante rede nacional de Saúde. Quais são os principais desafios para a montagem e manutenção de um setor especializado?

Michele Brajão: A construção do meu ambulatório se deu através da desospitalização de pacientes, que me geraram “savings”, justificando a abertura de um ambulatório especializado. Foi primordial o apoio da minha gestora, que acreditou no meu trabalho, abrindo portas para este desafio. Devo dizer que o desafio permanece, pois as mudanças em operadoras de saúde são constantes. Mas, com profissionalismo e amor no que se faz, o sucesso é sempre alcançado.

Sobest: Qual o papel do Estomaterapeuta no cuidado especializado, principalmente dentro de uma grande estrutura, como no caso de uma operadora de Saúde?

Michele Brajão: O estomaterapeuta tem papel fundamental em saber avaliar as necessidades do paciente, tendo como responsabilidade o cuidado especializado. É saber acolher, dividir, cuidar, prevenir, orientar .... É encontrar novas perspectivas no cuidar, trilhando o caminho para o reconhecimento.

 

Área do Associado